Ensinos Fundamentais

► Ensino Fundamental I

Formando cidadãos completos

No Ensino Fundamental a matriz curricular foi cuidadosamente elaborada para que os alunos desenvolvam o hábito do estudo diário, se preparando para a próxima etapa de suas vidas.

Nessa etapa a escola oferece uma nova organização para o trabalho. Compreender essa nova rotina e dominar os procedimentos necessários para aprender os conteúdos são desafios reais e motivadores.
O Ensino Fundamental I busca a formação básica do cidadão mediante a construção do conhecimento, que se desenvolve a partir de situações significativas de aprendizagem.

Para tal, faz-se necessário o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

Sendo assim, promovemos projetos através de atividades permanentes nas quais os alunos conversam sobre livros e indicam leituras, além de realizar atividades que trabalham as habilidades de leitura e escrita através da produção de textos de gêneros variados.

Priorizamos a oportunidade de argumentação e interação entre alunos e professores com o intuito de desenvolver a capacidade de comunicação, estabelecendo estratégias de resolução de problemas.

Promovemos diversas situações de ensino-aprendizagem facilitando:

• A compreensão do ambiente natural e social, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
• O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimento e habilidades, bem como a formação de atitudes e valores;
• O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
A ação conjugada família-escola contribui para a educação das crianças. Por isso, o Colégio 24 de Maio, junto às famílias que nos confiaram a parceria na educação de seus filhos, trabalha em um clima de confiança, diálogo, respeito e amizade, consolidando nossa proposta de educar e formar cidadãos preparados para a vida e seus desafios.

► Ensino Fundamental II

Foco no desenvolvimento intelectual, emocional e ético.

No Ensino Fundamental a matriz curricular foi cuidadosamente elaborada para que os alunos desenvolvam o hábito do estudo diário, se preparando para a entrada no Ensino Médio.

Associado ao Sistema Dom Bosco, uma marca forte e reconhecida na comunidade educacional, o Colégio 24 de Maio faz questão de aplicar sempre o seu DNA na metodologia de ensino, transformando o aluno em estudante e incentivando este hábito para a vida toda. É no Ensino Fundamental que as bases da formação do aluno como cidadão, apto a enfrentar os desafios da realidade sociocultural, são construídas.

No 6º ano o aluno está vivendo uma fase de intenso desenvolvimento nos campos biológico, psíquico e social. Nesse momento é importante fazê-lo refletir sobre a chegada da adolescência. Além disso, a vida escolar apresenta uma nova dinâmica com a introdução de novas disciplinas no currículo, que propicia a convivência com um número maior de professores e demanda uma maior organização do tempo escolar.

No 7º, 8º e 9º anos, os trabalhos são desenvolvidos para que o aluno possa pensar e refletir sobre o seu próprio processo de construção de conhecimento, através de atividades que permitem dialogar, duvidar, discutir, questionar e compartilhar informações, sempre abrindo espaço para as transformações, para as diferenças, para o erro, para as contradições, para a colaboração mútua e para a criatividade. O aluno amplia suas competências cognitivas e o grau de exigência da escola aumenta. Só assim é possível formar cidadãos críticos, competitivos e capacitados o bastante para serem agentes transformadores de sua própria vida e da realidade que os cerca.

O colégio também investe em diversos projetos pedagógicos.